sexta-feira, 23 de julho de 2010

AMEAÇA FANTASMA

“...às vezes é bom falar dos fracassados...” (Fred 04)

Desculpe-me mestre Yoda, perdoe-me Obi-Wan Kenobi, mas a Força tem estado fraca em mim ultimamente...

Não sei se é o meu mapa astral que anda invertido ou se minha administração orçamentária capenga é culpada disso; não sei se é o fim do mundo e a hecatombe ecológica que nos aguarda ou se é minha irremediável insegurança sentimental que provoca isso; não sei se é essa minha descrença desse tal sistema (no qual vivemos) que enaltece os medíocres ou se é simplesmente uma frustração artístico-acadêmica que me transforma nisso. Sei que meus paradigmas estão bem abalados nesses últimos tempos.

Uma ex-sogra certa vez me disse que me achava um sujeito muito inteligente e que por conta disso minhas metas não se realizavam. E faz um tremendo sentido! Vou explicar melhor a visão dela: por ser um sujeito inteligente, eu me sinto capaz de querer tudo que desejo, mas querendo tudo de uma vez, fatalmente não me dedico a nada. Por tanto, não passo em concursos públicos federais, não termino minha pós-graduação, não continuo dando aulas para o ensino médio, não edito e lanço meu livro de poesias, não boto minha banda pra frente, não leio os livros até o fim, não filmo os roteiros “geniais” que bolo, etc.

Eu tenho outra teoria complementar a essa. Na verdade, “pessoas inteligentes” como eu não gostam de se esforçar. Essa coisa do trabalho árduo, do suor escorrendo no rosto, é coisa de operário escravo. É coisa de servo. Somos metidos a aristocratas e achamos que tudo vai cair bonitinho em nosso colo. Por puro e absoluto merecimento. E por isso nos fudemos com alguma freqüência. É uma EMPÁFIA que carregamos dentro de nós! (Só pra usar um termo de minha amiga Eduarda Simone - ela também tem essa empáfia).

Contudo, tudo passa e essa fase já dá sinais de partida. Minha Força vai voltar e junto com ela minha Vontade. Vou continuar a viver minha vidinha de bom moço e seguir um conselho poético do grande Jedi Carlos Pena Filho: vou entrar no acaso e amar o transitório!

12 comentários:

lahoraesahora disse...

Oxe... e a gente não merece não? Que tudo venha prontinho?

Dodô Fonseca disse...

vamo tomar uma amanhã, monstro!

Gustavo Cabral @ Meta-understanding disse...

Esta é a "Sindrome de Leonardo da Vinci". Também sofro dela. É por isso que agora estou focando nos 1's, vou deixar os 0's de lado. Hehe

Mariana Azevedo disse...

Também tô nessa de amar o transitório ó!

Fábio Liberal disse...

Como dizia a letra da música: "Praticamente eu sou a banda toda."

Olguita disse...

é caro Henrique, dizer que me identifico seria tolice, ou a tal lombriga-ego... já que tens nessas palavras fortes nada mais que a crise, a febre do mundo nos olhos, a fraqueza do ser humano diante da força que vê no seu infinito, ou quando fecha os olhos.
é o complexo de Nietzsche, tudo que não me mata me fortalece, acontece que Na História das Coisas, muitas coisas matam!
essa vertigem ao contrário, que não deixa de ser vertigem, a vontade dessa força, de ser deus em primeira pessoa... somos fracos também mestre! talvez por tudo isso que você falou de si, ou por sermos animais frágeis dotados de uma inteligência, sim a inteligência, que nos põe diferentes.
agora sou eu que te digo: sinta-se fraco, porque também é uma condição natural mas não sinta-se só, porque a solidão é a fraqueza da inteligência. agora faço que nem minha avó: ô pequeno, quem foi que disse que a vida é fácil?
vai suar qué bom!!!

Beijos querido

HVB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HVB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HVB disse...

Olga, menina marota, não me sinto mais só, nem mais fraco; mas talvez me sinta menos humano!

valeram as palavras...
bjs.

P.S.: postei 2 vezes o mesmo comentário com erros de digitação. espero que agora esteja decente.

Beto disse...

Então, tu tens um blog! Já tive alguns também... O último se chamava Entre Baobás.

De resto, que você é inteligente eu não tenho a menor dúvida. O xeque, mô véi, é sacar que muita gente por aí também é e que ela por ela, nem samba dá. Ou se põe a danada a serviço da gente, ou enfim... não rola.

Se bem que atualmente eu queria mesmo era inteligência pra carro. Nenhum livro que eu li me ajuda a entender de mecânica e a não ser enrolado por bochareio fdp!

O roteiro eu ainda não li. Mas lerei! :-)

Beto disse...

Então, tu tens um blog! Já tive alguns também... O último se chamava Entre Baobás.

De resto, que você é inteligente eu não tenho a menor dúvida. O xeque, mô véi, é sacar que muita gente por aí também é e que ela - a inteligência - por ela, nem samba dá. Ou se põe a danada a serviço da gente, ou enfim... não rola.

Se bem que atualmente eu queria mesmo era inteligência pra carro. Nenhum livro que eu li me ajuda a entender de mecânica e a não ser enrolado por borracheiro fdp!

O roteiro eu ainda não li. Mas lerei! :-)

Will Barbosa disse...

Spoiler detected! Agora não podemos arranjar engenhosas desculpas para nossos insucessos!