quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Uma Coisa é uma Coisa e outra Coisa é uma Merda!

“São escravos.” Não, são homens.

“São escravos.” Não, companheiros.

“São escravos.” Não, amigos humildes.

“São escravos.” Sim, como nós o somos, se pensares que a sorte tem igual poder sobre nós e eles.

(Sêneca – Do senhor e do escravo)


Cara, sempre que vejo noticiários falando sobre os processos-políticos-corruptivos que rolam nas cidadezinhas do interior desse nosso país de gente demente, dá-me uma angustia assustadoramente maior do que as mega-transações-corruptas das grandes capitais ou do Distrito Federal.

Fico pensando: Porra, se o sujeito desvia verba de um lugarzinho perdido lá no Brejo-não-sei-d’onde, ou se ele entra n’alguma esfera do poder lá em Não-sei-que-nópoles pra puro benefício próprio e dos seus, é porque a história tá muito feia por aqui e a nossa involução na coisa pública é realmente catastrófica!!!

Poderia se dizer que uma coisa é você ser Juiz do Supremo e vender algumas sentencinhas pr’uns magnatas amigos seus, afinal, está tudo em casa; uma coisa é ser Senador ou Deputado e facilitar uma licitação milionária para uma empreiteira de renome, poxa, são todos sócios; uma coisa é o Governo do Estado de Pernambuco pagar o pior salário para professor do país, (abaixo de um piso salarial que já é ridículo), e putz, pra quê educação pública de qualidade?; uma coisa é a União privatizar uma mineradora estatal que dava “prejuízo” e que de repente começou a dar 300% de lucro ao ano, oxe, privatização é parceria e viva o Estado mínimo...

Agora, outra coisa é o maluco ser prefeito num Boqueirão desses e engabelar o recurso do bolsa família ou do bolsa escola, que ajudaria a minimizar a desigualdade e a miséria humana tão fortes naquela localidade. Uns Municípios que não tem nem arrecadação direito e os vereadores (muitos analfabetos ou semi-analfabetos) aumentando o próprio salário a bel prazer. Locais onde muitas vezes o “Dono” da cidade desvia materiais e equipamentos da rede pública de saúde para sua clínica particular. Enfim, são cantinhos esquecidos por Deus e pelos Ministérios Públicos.

Sempre ouvi dizer que em interior, cidades pequenas e pacatas, era lugar de gente decente, honesta e trabalhadora. Pelo visto a decência acaba quando a possibilidade de poder se torna palpável. Mas como se sabe o clichê: O exemplo precisa vir de cima.

É, poderia se dizer que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, mas uma coisa é uma coisa e (nesse caso, apesar de meu espanto maior) outra coisa é a mesma MERDA!

Vou emendar esse assunto com uma proposta que venho pensando ultimamente. Embora a idéia ainda esteja um tanto verde acho apropriado lançá-la agora:

CONCURSO PÚBLICO
EDITAL N.º 01/2010 DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO Z no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o contrato celebrado com a FUNDAÇÃO CONCURSEIROS, faz saber que realizará em locais, datas e horários a serem oportunamente divulgados, CONCURSO PÚBLICO para o provimento de cargos do Quadro de CIDADÃOS-POLÍTICOS-ELEGÍVEIS. Pessoal temporário desse estado Z para obtenção do direito a elegibilidade em cargo público e à formação de cadastro reserva, o qual reger-se-á de acordo com as Instruções Especiais estabelecidas neste Edital.

Agora sim, que beleza, está tudo aí no edital, desde a escolaridade mínima exigida para cada cargo, como por exemplo: pra vereador, nível médio; pra senador, nível superior; até a questão de se ter experiência para assumir o cargo ou não, por exemplo: para deputado estadual é exigida a experiência de ter no mínimo um mandato como vereador ou quatro anos de serviço público comprovados... E por aí vai...

E os assuntos da prova, ah, que maravilha: Português, Redação, Raciocínio Lógico-Matemático, Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Civil, Direito Administrativo, Noções de Informática... E o caralho a quatro...

E a onda continua:

Parágrafo tal, inciso primeiro: é preciso alcançar a nota mínima de 7 (sete) para poder lançar candidatura. Inciso pápápá: é necessária a filiação a algum partido a pelo menos 1 (um) ano antes da eleição.

Parágrafo 87, inciso brá: será destinado o mesmo tempo de propaganda eleitoral gratuita para todos os aprovados que lançarem candidatura. Obs.: está proibida a compra de espaço midiático (TV e Rádio) para veiculação de propaganda política.

E etc.

Compadre, isso ia ser muito massa!
Se nos é exigida escolaridade e conhecimento para ocupar qualquer função pública, por que não exigi-la também para os cargos políticos?

Para ser Policial Militar de baixa patente é necessário ter no mínimo o 2º grau completo, além de um teste físico exaustivo. Para ser Professor do ensino médio é necessário ter pelo menos uma graduação/licenciatura. Para ser Juiz de direito em qualquer instância é necessário, além do diploma de advogado, ter no mínimo 3 anos de atividade jurídica comprovada. Para se tornar Médico, o sujeito passa 6 anos numa faculdade com mais 2 anos de residência num hospital público.

Estou farto de ver político burro e palhaço que só serve de rebanho ou bucha de canhão para os nossos grandes crápulas, que por serem mais “espertos” ou “vivos”, manipulam tais imbecis, atravancando a melhora do sistema e conseqüentemente da sociedade. Mas como diria o clichê: O exemplo tem que vir de cima para baixo e não o contrário, embora seja mais freqüente o contrário.

Se o garotão quer ser muito rico, famosão e poderoso, que vá ser jogador de futebol. O que é outro absurdo dentro desse nosso mundinho idiota capitalista. Mas não me venha lesar a vida de alguns milhões de brasileiros que querem e precisam viver dignamente.

...

6 comentários:

Gustavo Cabral @ Meta-understanding disse...

Não há mudança de lei, mudança de regra que faça as coisa mudarem e deixarem ser a mesma merda que é tudo por aqui.

O que precisa mudar são as PESSOAS. Uma lei no papel não vale de nada no mundo de primatas quase macacos onde vivemos. E para mudar as pessoas ... leva tempo. :( É muita ingenuidade achar que lei conserta as pessoas.

Para chegar a uma solução rápida podemos:

1) Construir uma máquina que se conectada ao cérebro das pessoas e fazer o upload de toda informação existente na terra ... inteiras bibliotecas. Ai as pessoas se viram para interpretar tudo e rezemos para que as decisões tomadas deste instante em diante sejam mais racionais.

2) Apagar tudo e começar tudo de novo. Desta fez começar por seres projetados geneticamente para não serem humanos, pois o homem faz muita merda! hehe

Enfim ,temos que ser o que não somos. TODOS nós. Lei neste mundo é história para homem dormir. hehe

HVB disse...

Boa, monstroso, precisamos de uma nova humanidade sem humanos!
hehehehehe...

Tassiana disse...

Adorei o texto, vc disse tudo, me deu até ânsia de vômito pra ser sincera. E sendo assim confesso que não tenho fé que novas Leis amenizem a ganância enraizada na sua mente.
Concordo com as soluções 1 e 2 do nosso amigo Gustavo. Assim eu boto fé que mude!
"Henrique, o homem é lobo do próprio homem."

Jalu Maranhão disse...

Massa, Brandão!

Dodô Fonseca disse...

Monstro, o nosso presidente molusco era taxado de analfabeto e está fazendo um governo pelo menos razoável, melhor do que o intelectual FHC. Não sei se é só uma questão de nível cultural. Tem muito doutor por aí que adoraria garfar uma parte dessa imensa gordura. Eu voto nulo e não acredito na humanidade, prefiro me embriagar.

HVB disse...

É, meu querido Dodô, sempre me falam algo desse tipo, mas ainda creio muito na educação como saída (a longo prazo); não estou defendendo a ideia de intelectuais no poder, e sim de sujeitos críticos, éticos e devidamente educados para isso...